Os 5 maiores erros na hora de construir seu site

By 15 de agosto de 2013 Artigos, Marketing Digital No Comments

Depois de tantas mudanças no mercado, cursos e matérias em jornais e revistas, a maioria das pessoas já sabe o quanto é importante possuir um site. Com isso, o interesse no assunto aumentou e vimos o surgimento de incontáveis sites de poucos anos pra cá. O problema é que com essa pressa, algumas medidas importantes a serem seguidas acabaram ignoradas e muitos dos novos sites não estão conseguindo alcançar os benefícios que buscam.

Por isso, resolvemos fazer uma lista com os 5 maiores erros cometidos na criação dos sites:

1- Não contar com apoio profissional na criação

Quando a internet começou a se popularizar há mais de 10 anos e mal existiam funcionalidades, navegadores e sites, tentar criar o seu próprio, sem muito conhecimento às vezes funcionava. Hoje, isso é extremamente arriscado, visto que a internet oferece milhares de recursos, além de o padrão de mercado serem sites limpos, bonitos, com excelente usabilidade e facilidade de leitura, fazendo com que amadores não consigam, na maioria das vezes, nem de longe, criar sites de qualidade por conta própria. Existem algumas ferramentas profissionais que auxiliam neste caminho do “faça você mesmo”, mas ainda assim são muito arriscadas e não vale a pena colocar todo o seu negócio em risco se realmente não souber o que está fazendo. Então, na hora de criar seu site, contrate sempre um bom profissional.

2- Não planejar o site

Muitas pessoas acabam criando sites simples, que não condizem com o objetivo da empresa, para economizar dinheiro ou porque estão com pressa. Quando percebem que precisam de mais funcionalidades ou os clientes começam a reclamar, resolvem ir adicionando novos “pedaços” ao site, às vezes, contratando pessoas diferentes das que criaram o site pra fazer. Isso acaba deixando o site muito mais caro do que era pra ser a princípio, pois webdesigners cobram caro para alterar códigos feitos por outros, além de que, muitas vezes o layout não foi preparado para acomodar tais alterações, fazendo com que elas sejam inseridas aleatoriamente em locais indevidos, dando um aspecto “frankenstein” ao site. Logo, planeje e pense bem em tudo que você quer e precisa no seu site antes de cria-lo.

3- Não investir em divulgação

Um site sem divulgação recebe pouquíssimas visitas e acaba não atingindo seu objetivo. As boas notícias são que existem diversas formas de divulgar seu site e muitas são gratuitas. Dentre as mais eficazes, estão a divulgação nas mídias sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, o serviço de anúncios do Google (Adwords) e criar parcerias com sites e blogs renomados para que divulguem seu site. Caso não queira fazer este serviço sozinho, existem diversas empresas que analisam os objetivos de seu site e definem as melhores estratégias de divulgação online para o seu negócio.

4- Não atualizar o conteúdo e fazer manutenções periódicas no site

Quando os clientes visitam o seu site, ele precisa estar com todas as informações em dia e funcionando corretamente. Muita gente troca de endereço, email ou telefone e esquece de alterar no site, fazendo com que muitos clientes sejam perdidos. Além disso, algumas funções, como formulários de contato automáticos, as vezes dão bug e param de funcionar corretamente, tendo que ser corrigidas. Então, não é só porque o site já está no ar que se deve esquece-lo e se preocupar com outras coisas.

 

5- Não se manter em dia com as novas tecnologias e funcionalidades

A internet muda a cada minuto e é preciso estar de olho para ir alterando e adicionando funcionalidades novas no site conforme elas forem surgindo ou o seu site pode acabar ficando obsoleto. Um grande exemplo disso foram os sites baseados na tecnologia Flash. Uma época era moda sites cheios de animações músicas e coisas piscando feitos com Flash, hoje, este tipo de site é abominado pelos Webdesigner e também usuários por serem pesados, incompatíveis com muitos dispositivos (principalmente alguns da Apple) e por não conseguirem uma boa posição na busca do Google. Então, quem não se atentou a esta mudança, agora terá que fazer um site novo do zero.

Estes não são os únicos erros, mas costumam ser os que causam mais estrago. Então, se você quer ter sucesso na internet, siga estes conselhos, pesquise bastante e sempre esteja informado sobre o que acontece na Web para se adaptar as melhores práticas e ficar sempre no topo!

 

Serviço

 

A DGato Webdesign é uma empresa que atua há anos, trabalhando online para todo o Brasil, na área de Design, Web e soluções de Marketing digital. Navegue em nosso site para visualizar nosso portfolio e saber mais sobre nossos serviços, ou entre em contato através do email contato@dgato.com

Comments

comments

Leave a Reply


*