Introdução ao mercado online para empresas

By 31 de maio de 2013 Artigos, Marketing Digital No Comments

O que está acontecendo com o mercado que conhecíamos??

 

Em nossa rotina de trabalho, as perguntas mais comuns que ouvimos dos empresários são as seguintes: “Onde estão meus clientes?”, “Nós ainda divulgamos em jornais, rádios, revistas e impressos como sempre, então por que não vendemos mais como antigamente?”, “Por que minha loja agora vive vazia?”, “O que está acontecendo?”.


A resposta é simples: A internet está acontecendo.

 

Isso não é novidade, a internet está por aí há muitos anos e nunca influenciou muito as vendas e sucesso de empresas, mas atualmente com a popularização das conexões em banda larga, computadores e notebooks pessoais, além de smartphones e tablets, praticamente 50% da população brasileira está online e transformou as horas de internet em rotina diária.

 

Com isso tudo ficou mais cômodo. Agora as pessoas assistem filmes e seriados, estudam, leem notícias, tudo em seu computador conectado a rede. Isso de cara afetou os segmentos de negócios relacionados a notícias, entretenimento e educação, que logo se adaptaram às novas mídias criando blogs e sites. A grande mudança, que afetou de vez todos os tipos de negócios, foi quando de alguns anos pra cá, os consumidores começaram a perder o medo de comprar online, e ainda perceberam que gostaram desta nova modalidade de compra!

 

Excluindo os riscos (que ainda estão presentes, apesar de bem reduzidos), poder comprar online é uma das melhores coisas que já aconteceram para os consumidores. Você está sentado na sua poltrona, conversando com amigos em alguma rede social, quando de repente se depara com um anúncio de algum produto ou serviço do seu interesse, basta um clique e você já tem todas as informações do produto/serviço em questão, fotos, apresentações de vídeos, críticas de outros consumidores e outras informações, que fora do mundo online levaria alguns dias para reunir. E então, a pessoa simplesmente clica em comprar e pronto.. Não tem que sair de casa, procurar vaga de estacionamento, pegar chuva, enfrentar filas, enfim, perder tempo.

 

Analisando estes fatos, entende-se porque o varejo comum perdeu tanta força, as lojas físicas esvaziaram e várias empresas que antes eram bem prósperas estão falindo.

 

Então o que fazer? Sentar e esperar a falência?

 

Logicamente que não. Onde alguns enxergam o fim da linha, outros devem ter percebido justamente o contrário. O mercado online veio para ajudar, e muito, basta apenas adaptar-se às mudanças, identificar suas vantagens e aprender a utiliza-las a seu favor:

 

Vantagem 1 – Poder de compra instantâneo

 

Em um curso de marketing digital há algum tempo atrás, um professor falou o seguinte “A batalha que você trava com o consumidor não é apenas de fazer ele concordar que o seu produto/serviço vale Y reais, mas também fazer ele achar que estes Y reais que ele tem para gastar, devem ser usados com você, e não com tantas outras coisas que ele quer fazer que também custam Y reais, e para isso, cada minuto que ele tem para pensar melhor corre contra você.”

 

Ou seja, uma das melhores formas de vender é vender rápido. Se você não conseguir fazer seu cliente comprar na hora, as chances de ele voltar para finalmente concretizar o negócio são muito pequenas, pois ele vai ter tempo de pensar melhor, achar algum concorrente que ofereça um serviço melhor que o seu, ser dissuadido por outra pessoa, ou simplesmente “deixar pra lá”, porque depois que o impulso passou, ele percebeu que não era algo tão necessário assim.

 

Então a primeira grande vantagem é mais voltada ao varejo por ser justamente este poder de compra instantâneo que o cliente tem na internet. Ele pode ver, gostar e comprar algo em menos de 10 minutos sem o mínimo esforço. As empresas que desenvolverem uma boa loja online e souberem como mostrar seus produtos de forma a atiçar o impulso de compra destes clientes irão transformar a internet em uma grande aliada.

 

Vantagem 2 – Pareça uma multinacional

 

A segunda vantagem é a capacidade de dar a “cara” que você quiser ao seu negócio na internet. Você pode ter apenas um quarto alugado em um edifício barato onde você guarda os produtos que serão enviados aos seus clientes e um notebook velho, que se você contratar um profissional de webdesign capacitado, você pode construir um site, que só por sua qualidade estética e identidade visual pode dar a entender que a empresa que ele representa é gigantesca, com várias sedes em capitais nacionais e que está há anos no mercado faturando milhões.

 

Não me entendam mal, no site não estaria escrito nada disso e nem estou incentivando ninguém a enganar seus clientes, essa imagem toda será transmitida apenas através da qualidade do seu site, assim como a imagem de uma loja é transmitida pela sua estrutura e decoração (além da qualidade do negócio, é claro). A diferença é que no mundo físico, enquanto uma grande empresa pode investir milhões e construir um castelo e a pequena apenas uma quantia limitada e alugar uma loja de galeria, na internet a aparência do site depende apenas da capacidade do webdesigner, e existem muitos profissionais extremamente capacitados que cobram um valor bem amigável. Isso significa que no mundo digital as empresas pequenas tem como concorrer com as grandes e as vezes até parecerem maiores do que elas por possuírem um site feito por um designer mais capacitado. Isto somado ao crescente aumento de compras online tem feito com que muitos empresários fechem as portas e se tornem empresas virtuais (entretanto para isso dar certo depende muito do segmento do negócio e logística).

 

Esta segunda vantagem demonstra claramente a importância de contratar um profissional capacitado para criar seu site, pois ele terá referências de sites de grandes empresas, além de padrões de funcionalidade, programação e boas práticas para o desenvolvimento, fazendo com que você tenha grandes chances de causar um impacto positivo em seus clientes. Sites do tipo “crie seu site você mesmo”, podem parecer práticos e baratos, mas oferecem um grande risco a imagem da empresa, pois criar um layout de site é uma tarefa complicada, que exige muita pesquisa de referências e conhecimento técnico e não deve ser tratada sem o devido cuidado, pois assim como um bom layout pode alavancar suas vendas e a imagem da empresa, um layout amador pode fazer exatamente o oposto.

 

Vantagem 3 – A divulgação online é mais barata e eficaz

 

A divulgação nas mídias convencionais(televisão, rádios e impressos) não está nada fácil. Além de serem extremamente caras, o alcance diminuiu bastante por culpa da internet. Agora as pessoas não ficam mais muito tempo em frente a TV, nem ouvindo rádio, porque podem fazer isso tudo em seus computadores, sem ter que assistir propagandas e a hora que quiserem. Panfletos nunca foram meios confiáveis de divulgação, pois atingem um público muito genérico, incomodam e agridem o meio ambiente.

 

A divulgação online pode ser feita de muitas maneiras e entre suas muitas vantagens estão:

 

– Atingir um público segmentado: Se você possui uma empresa que vende roupas, você pode fazer anúncios em blogs e sites de moda, pagar divulgação no google para as palavras-chave relacionadas, criar uma página em redes sociais ou blog de notícias para atrair leitores que mais tarde se tornarão clientes. Nenhuma outra mídia permite tamanho direcionamento e segmentação de público-alvo.

 

– Possuir preços bem amigáveis: Os gastos com marketing digital podem chegar a 20% do valor de uma campanha de marketing convencional e trazer resultados bem mais satisfatórios.

 

– Criar uma base de clientes fiéis: Com blogs, sites de notícias e redes sociais, é possível manter contato próximo com os clientes e trabalhar bastante a interação deles com a sua marca, desta forma, eles próprios irão pedir notícias de seus produtos e acabar se inscrevendo por livre e espontânea vontade em suas listas de email apra receber promoções e novidades.

 

E tendo um site dinâmico, com postagens atualizadas, você pode despertar interesse no cliente de ficar voltando ao seu seite frequentemente em busca de novas notícias, o que vai criar uma fonte de marketing gratuita e de longo prazo, bastando apenas se comprometer a continuar atualizando o site com conteúdo de qualidade.

 

Vantagem 4 – Pesquise seu público-alvo mais a fundo

 

A última vantagem que falarei neste artigo é a pesquisa de mercado proporcionada pela internet. Você pode, através de sites e blogs de concorrentes, enquetes online, sites de pesquisa e até mesmo por perfis de redes sociais, saber exatamente o que seu cliente está pensando e fazendo. O internauta costuma ser muito ativo e sempre dizer o que pensa online, o que é um excelente material para saber as necessidades de mercado e onde você deve investir para se sobressair.

 

Conclusão

 

O mercado online veio para ajudar, mas só aqueles que se adequarem a ele.

 

Para fazer proveito desta vantagem, as empresas devem possuir, de preferência, um site bem feito, simples e informativo, criado por um designer profissional que mostre com precisão ao cliente seus produtos, vantagens, facilidade de compra e ofereça um suporte para dúvidas. Mesmo tendo crescido bastante, o comércio online muitas vezes não é realizado porque alguns clientes tem dúvidas que não conseguem ser respondidas pelo site e nem tem como entrar em contato com alguém para resolvê-las. Logo, é muito importante também, passar segurança e credibilidade ao cliente para que ele possa fazer negócios com sua empresa sem restrições.

 

Também é vital possuir um site feito por profissionais do ramo, que possam ser acessados em todos os tipos de dispositivos, como celulares e tablets e que não tenham falhas de usabilidade, como links quebrados ou excesso de informação visual. Para isto, contrate uma empresa séria e de confiança para construir seu site que com certeza será um investimento com retorno garantido.

 

Serviço

 

A DGato Webdesign é uma empresa que atua há anos, trabalhando online para todo o Brasil, na área de Design, Web e soluções de Marketing digital. Navegue em nosso site para visualizar nosso portfolio e saber mais sobre nossos serviços, ou entre em contato através do email dgato.m@gmail.com

Comments

comments

Leave a Reply


*