Como reduzir suas fotos para enviar

By 16 de agosto de 2013 Design, Tutoriais 8 Comments

Por que diminuir o peso das imagens

Acho que todos já passaram por situações onde tiveram que enviar ou receber várias fotos, de viagens, ou projetos e etc. e elas não cabiam no email, ou demoravam muito para fazer download por serem muito “pesadas”.

Uma das maiores causas para este problema é que muitas pessoas enviam diretamente os arquivos “brutos” da câmera, que com suas altas resoluções de hoje em dia, acabam gerando arquivos desnecessariamente grandes. Em algum outro tutorial, irei explicar melhor a respeito de tamanhos de arquivos de imagem, mas para este, basta apenas dizer que para envio de imagens com fins apenas de compartilhar, como para postar no Facebook ou Instagram, ou apenas para mostrar para amigos, o tamanho padrão das câmeras é extremamente exagerado (ressaltando que estou falando sobre o envio apenas para fins de compartilhamento. Se for feito para fins de impressão em alta qualidade, ou para ser utilizada em projetos de divulgação, o arquivo bruto pesado é o mais indicado).

Então, vamos aprender em um tutorial simples, como reduzir rapidamente no photoshop (qualquer versão) suas fotos para envio ou postagem em redes sociais.

1- Abrir o Photoshop

Primeiramente vamos abrir o programa e observar a interface. Ela deve estar parecida com a imagem abaixo (dependendo da versão do programa, algumas cores e abas podem estar diferentes, mas não importa para este tutorial)

2-Abrir a imagem

Clique no menu superior esquerdo, no botão “File” (ou Arquivo, em português) e depois em “open”. Vai abrir uma janela comum de abrir arquivos, escolha a foto a ser reduzida e clique duas vezes nela.

IMPORTANTE: Ao invés de abrir a imagem original, sempre crie uma cópia dela antes(ctrl+c e ctrl+v) e abra esta cópia no Photoshop. Assim, caso você faça alguma alteração que danifique a imagem, você sempre terá a original de backup, visto também que, independentemente de criar uma cópia menor para envio, é sempre bom ter o arquivo original da imagem em alta resolução.

3- Visualizar a imagem

A imagem vai abrir no centro da interface do Photoshop. Observe o nome da imagem na aba. no canto superior esquerdo, abaixo do menu e na porcentagem ao lado dela (marcada em vermelho na imagem). Normalmente o photoshop abre a imagem em uma versão reduzida, para ela caber inteira na tela do computador e esta porcentagem justamente indica o nível de zoom em que a imagem é apresentada. Se estiver, por exemplo, 25%, significa que para ser exibida na tela, a imagem teve que ser reduzida para 25% do seu tamanho. Neste momento já se percebe o quanto o tamanho da imagem está exagerado. Se quiser, aperte a tecla “Z” para ativar a ferramenta Zoom e clique na imagem até a porcentagem chegar em 100% para ver o tamanho real da foto.

4- Acessar a ferramenta “Image size”(Tamanho da imagem)

Vamos até a ferramenta que vai resolver o problema. Clique no menu superior esquerdo na palavra “Image” e depois em “Image size”.(ou Tamanho da Imagem, em português).

5- Analisar os dados da imagem

Esta é uma das partes mais importantes. Nesta janela, são exibidos os dados de tamanho na parte onde estão os valores de width(largura) e height(altura). Se ao lado dos valores estiver em “percent”, clique na setinha e mude para “pixels”. Bom, se a imagem estiver muito pesada, normalmente, as duas medidas terão valores bem altos, passando de 1.500px. Como dito anteriormente, se fosse para impressão, estes valores estariam bons, mas para envio por email ou postagem em mídias sociais, está muito alto.

6- Alterar o valore de Resolução

Então vamos começar a alterar. Primeiramente, tenha certeza que a caixinha “Constrain Proportions”, “Scale Styles” e “Resample image” estejam marcadas (demonstrado em verde na imagem), porque só assim as proporções da imagem vão se manter quando alterarmos os valores, caso contrário, a imagem seria esticada desproporcionalmente em altura ou largura. Vamos primeiramente alterar o valor de resolução. Para impressão, um valor de 300 pixels/inch está ótimo, mas para ser exibido apenas na tela de computador, o ideal é 72 pixels/inch, então altere o valor de “Resolution” para 72, como mostrado em vermelho na imagem.

7- Alterar os valores de tamanho

Agora, DEPOIS de alterar o valor de resolução (a ordem é importante), vamos alterar os valores do tamanho da imagem. Para envio e postagem de imagens sem fins de impressão ou profissionais, um tamanho de 900px para a maior medida da imagem costuma ser suficiente. Então, caso sua imagem esteja em formato paisagem, altere o valor de width(largura) para 900, ou se estiver em formato retrato, altere o valor de height(altura) para 900. O outro valor irá se alterar sozinho para manter a proporção da imagem (isso só irá acontecer se aquelas opções que citei no passo anterior estiverem marcadas. Lembre-se também de que a unidade, ao lado dos valores deve estar em pixels e não em percent). Clique em OK.

8- Visualizar as alterações

Não se espante se a imagem parecer muito pequena após apertar o OK, pois mesmo depois de diminuir a imagem, o Photoshop ainda vai manter aquela porcentagem de exibição (no meu caso era o 25%), então, para ver o tamanho real, aperte a tecla “Z” para ativar a ferramenta zoom e clique na imagem até a porcentagem ficar em 100% (para tirar o zoom, caso ultrapasse o 100% sem querer, clique segurando a tecla “alt”, ao mesmo tempo).

Estes valores (900px na maior medida), são os que uso normalmente, mas se você quiser fazer testes com diferentes tamanhos, lembre-se sempre de desfazer a ação anterior de modificar o tamanho (ctrl+z) antes de tentar novamente, porque toda vez que as medidas são alteradas, a imagem perde resolução, e se você alterar novamente sem dar ctrl+z, a imagem vai começar a ficar desfocada e quadriculada.

9- Salvar o arquivo em JPEG

Podemos reduzir ainda mais o tamanho da imagem configurando corretamente na hora de salvar. O formato JPEG é muito famoso por ser um formato de compressão de imagem que as torna bem leves, e ,dependendo do nível de compressão, não prejudica muito sua qualidade. Para escolher este formato, em “File”(arquivo) no menu superior esquerdo e depois em “Save As” (salvar como). Na janela que abrir, abaixo do nome do novo arquivo, existe a opção “Format”(formato). Clique nela, e no menu que abrir abaixo, procure a opção “JPEG(*.JPG,*.JPEG,*JPE)” e clique nela (não confunda com a opção “JPEG2000″).  Clique em Salvar.

10- Configurar a compressão JPEG

Uma janela de configuração de JPEG irá abrir. Como eu disse no passo anterior, o formato JPEG torna as imagens leves através de uma compressão, que afeta a qualidade, então, para deixar a imagem bem leve, sem perda de qualidade, é preciso alterar a intensidade da compressão até chegar em um meio termo com tamanho de arquivo bom e pouca perda de qualidade. No Photoshop, isto é muito intuitivo, basta ficar “arrastando” o marcadorzinho deslizante na área “Image options” da janelinha e ver qual vai ser o tamanho final da imagem (ele altera automaticamente conforme o marcador é arrastado). Marquei os dois em vermelho na imagem abaixo para vocês visualizarem melhor. Vocês podem também digitar um valor diretamente ao lado de “Quality”. Bom, com a minha experiência, vi que um valor de “10” costuma produzir excelentes resultados. A imagem fica leve e a perda de qualidade é mínima. Já dá pra ver a redução do tamanho no valor abaixo da palavra Preview, no caso da imagem de exemplo abaixo, ele mostra que o arquivo final deve ficar apenas com 121,5Kb. Basta clicar em OK e Pronto!

 Conclusão

Com estes ajustes simples, você é capaz de reduzir um arquivo pesado e grande de imagem bruto de 4 Megabytes para um arquivo extremamente leve de apenas 121,5Kb, no meu caso.
Fiquem atentos à página do Facebook da DGato Webdesign para novos tutoriais e até a próxima!

Comments

comments

8 Comments

  • Daisy disse:

    Parabéns pela maneira bem didática com expôs a situação e como tão bem soube explicar! O texto não ficou cansativo, pelo contrario, de fácil leitura e entendimento. Obrigada

  • Cristina disse:

    Parabens pela forma clara e precisa como expôs este tema complicado, o que fez com que
    acabassem as dúvidas que tinha sobre o assunto. Continue a explicar assim, para aqueles que não sabem,
    pois os que sabem já não precisam que lhes expliquem. Apenas uma dúvida lhe queria colocar: tendo
    fotos num site ou blog e não querendo que elas sejam “retiradas” para impressão ou outros fins, para
    quantos pixeis de resolução e para que tamanhos se deverão reduzir as fotos? Além disso, haverá algum mecanismo para bloquear as funções “imprimir” ou “guardar”? Obrigada pela atenção

    • dgato disse:

      Obrigado pelo comentário, Cristina!
      Essa questão tem mais a ver com a programação html do blog. Se você entende um pouco de webdesign ou conhece alguém que entenda, utilize o código –> oncontextmenu=”return false” na tag da suas imagens, isso vai fazer com que, ao clicar com o botão direito para salvar, como a maioria das pessoas faz, a janelinha com o menu simplesmente não apareça, impedindo de salvar a foto (usei esse código na primeira imagem do post para exemplificar. Tente clicar com o botão direito nela e em outra imagem deste post para ver a diferença). Porém isso vai impedir apenas os usuários mais básicos de copiarem suas imagens. Usuários mais avançados não terão problemas em fazer isso, então o ideal realmente seria você usar uma marca d’água (se não prejudicar a legibilidade do seu blog) ou colocar um pequeno texto na imagem informando que você não autoriza a cópia do conteúdo. É praticamente impossível bloquear sua imagem 100%, mas estas medidas já devem impedir a maioria das pessoas de utilizar suas imagens de forma inadequada.
      Volte em breve para ler mais tutoriais!

  • Cristina disse:

    Obrigada pela sua resposta tão pronta e esclarecedora. Irei seguir os seus conselhos.
    Dada a sua simpatia e gosto em ajudar, atrevo-me a colocar-lhe uma outra questão:
    seria viável colocar num blog entre 100 a 200 fotografias, em jeito de galeria individual?
    Falo em blog porque é grátis, penso eu, ao contrário de um site. Os sites colectivos também são
    interessantes, mas perde-se uma infinidade de tempo a percorrer sites e a fazer comentários.
    Obrigada pela atenção

    • dgato disse:

      Oi de novo, Cristina!

      Você poderia colocar sua pergunta de uma forma mais detalhada? Não entendi muito bem o que você quis dizer.
      Obrigado!

  • Cristina disse:

    Olá, de novo. Eu esclareço: como gosto e faço fotografia, gostaria de saber se poderia colocar ou expor as fotos num blog, sabendo que seriam entre 150 a 200 fotos (tipo uma galeria individual). Eu distingo entre blog e site, porque penso que os sites são pagos e os blogs não, portanto, penso eu, não pagaria anuidade.
    Além disso, será que um blog suporta tanta fotografia, mesmo reduzindo-lhes o peso?
    Obrigada pela sua atenção e interesse.

    • dgato disse:

      Agora eu entendi =]
      Pode sim, 150 a 200 fotos, se estiverem com o tamanho reduzido, podem pesar aproximadamente uns 30 a 40 mega, e uma plataforma gratuita de blog, como o blogger, por exemplo, tem capacidade de até 1 Giga e ouvi falar que o blog gratuito do wordpress está com 3 Giga de armazenamento, então acredito que um blog seja uma excelente opção para você expor suas fotos.
      Espero ter esclarecido suas dúvidas e obrigado pelo comentário!

Leave a Reply


*