Como gerar visitas para seu site ou blog com o Google Imagens [O Guia Completo]

By 27 de agosto de 2014 Artigos, Marketing Digital, Tráfego No Comments

como gerar trafego google imagens site marketing digital visitas imagem para blog

Você tem dificuldades em gerar tráfego para seu site?

Realmente está cada vez mais difícil gerar trafego para sites e blogs, levando muitos webmasters e blogueiros ao desespero, por isso neste post, vou falar de uma ferramenta que possui um potencial imenso de gerar visitas, mas que tem sido deixada de lado. Neste post, você vai aprender em detalhes, como gerar trafego para seu site / blog usando o Google Imagens, que é uma das melhores maneiras de dar o pontapé inicial no tráfego de sites que estão começando.

Continue lendo este post para aprender a:

– Atingir as primeiras posições do Google Imagens com as imagens do seu site
– Receber mais cliques (e visitas) com suas imagens do que a concorrência
– Analisar a performance da suas imagens no Google imagens
– Otimizar o desempenho de suas imagens e landing pages
– Evitar os 3 maiores erros que fazem você perder visitas no Google Imagens

gerar-visitas-com-o-google

Visitas através do Google

Todos que tem um site ou blog sabem que o Google é uma espécie de santo graal das visitas e que se seu site rankear bem para uma palavra-chave, as visitas disparam.

O problema é que hoje, com o acesso fácil a milhares de cursos sobre SEO e o aumento na quantidade de sites profissionais, rankear na busca orgânica de texto do Google está cada vez mais difícil, principalmente para quem é novo na internet e tem muita dificuldade em conseguir bons links de sites relevantes para melhorar seu posicionamento. É neste momento que o Google imagens se destaca como uma ótima ferramenta para gerar tráfego, principalmente para sites novos.

O que é o Google imagens

O Google imagens, como o próprio nome diz, é a busca de imagens do Google e é muito utilizado por mostrar diversos resultados de uma só vez através de imagens, o que em muitos casos, facilita encontrar o site certo para o que você está procurando.

A grande vantagem que tenho percebido em relação à busca orgânica de texto do Google é que no Google Imagens o SEO on-page influencia muito mais que o off-page, ou seja, se você tiver imagens legais no seu site e apenas nomeá-las corretamente, utilizando um texto relevante no atributo alt, em pouco tempo suas imagens já começam a aparecer nos resultados de busca do google e gerar visitas para seu site, o que na busca orgânica de texto pode demorar meses.

Além de que, na busca de imagens, apenas fazendo um scroll rápido, você consegue visualizar algo em torno de 60 resultados de busca, o que na busca de texto você teria que visitar até 6 páginas (coisa que a maioria dos usuários NUNCA faz, parando na primeira ou na segunda), o que significa que mesmo em uma posição que não seja tão boa, você ainda consegue visibilidade.

Então, como este é um post prático, vamos aos passos para gerar mais tráfego através do Google Imagens!

Está gostando deste artigo?

Cadastre seu email abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.



1- Definir o que meu público procura no Google Imagens

passos-para-conseguir-mais-visitas-site-google-blog
Uma das partes mais importantes da estratégia é descobrir o que o seu público em potencial procura na busca de imagens a respeito do assunto tema do seu site, que possa gerar visitas qualificadas (afinal, ninguém quer visitas onde a pessoa apenas acessa seu site para fazer download da imagem e sai em seguida).

Se você tem um site de culinária, podem ser imagens de bolos bonitos, que ao serem clicadas, levam a um post com a receita, se tem um site de musculação, podem ser imagens de antes e depois de treinos e dietas que levam até a descrição dos mesmos para atingir os resultados das fotos, se tem uma loja virtual, podem ser imagens dos produtos que você vende, levando para a página com as especificações técnicas ou até mesmo descontos. Enfim, o importante é pensar em algo que seus visitantes buscariam no google imagens, se interessariam em clicar para visitar o seu site, e, chegando lá, teriam vontade de ler seu conteúdo.

2- Nomear o arquivo corretamente e definir o atributo alt (texto alternativo)

Nome do arquivo: Para que sua imagem apareça para as palavras-chave da sua página ou blog, você deve nomear o arquivo com palavras relacionadas ao tema, separadas por hífen, por exemplo “receita-de-bolo-de-chocolate-com-cobertura-de-chantilly.jpg”, ou “resultados-da-dieta-da-sopa-antes-e-depois.jpg” ou até mesmo “televisao-led-42-polegadas-modelo-xyz.jpg”. Afinal, o Google não tem como adivinhar do que se trata sua imagem, você que precisa informar.

Eu costumo usar de 10 a 15 palavras no nome dos meus arquivos sempre escolhendo as palavras-chaves mais relevantes e abrangentes possíveis

Atributo alt (texto alternativo): É um atributo html que pode ser encontrada na tag , que é utilizado para descrever o conteúdo da imagem (o google dá mais importante para o atributo alt do que para o nome do arquivo na hora de selecionar as imagens que vão para os resultados de busca). É muito bom utilizar este atributo em conjunto com o nome do arquivo para repetir e reforçar as palavras chave principais e também adicionar mais algumas que não couberam no nome do arquivo.

Devem ser utilizados com espaços para separar as palavras, e não hífens. Por exemplo, eu utilizaria os seguintes atributos alts para os arquivos que citei acima: “receita facil de bolo de chocolate com cobertura para iniciantes”, “fotos antes e depois da dieta da sopa em homens e mulheres” e “melhores modelos de tv e televisao led de 42 polegadas”. (evite usar mais de 10 palavras no atributo alt)

Alguns de vocês devem estar se perguntando “onde eu escrevo o atributo alt?”, bom, para quem não conhece html, normalmente as plataformas de ecommerce ou blog, como o wordpress, costumam disponibilizar uma caixa de texto chamada “texto alternativo” ou algo como “alt text”, que é justamente onde você irá escrever.

Caso esta opção não apareça para você, peça ajuda para o seu webmaster, e se você não tiver a quem recorrer, apenas nomeie o arquivo corretamente, como expliquei acima. Isto já vai ajudar bastante.

Com isso, em poucos dias, suas imagens começarão a aparecer nos resultados da busca do Google Imagens!

Agora que você já sabe como fazer as suas imagens aparecerem, vamos aprender como fazer elas serem clicadas e despertarem o interesse das pessoas certas.

3- Estudar a concorrência

Faça uma pesquisa no Google sobre o tema do seu post e veja quais imagens aparecem em primeiro lugar. Isso já vai dar uma ótima idéia do tipo de imagem que você deve usar, pois se elas estão nas primeiras posições, é porque são bastante clicadas.

4- Usar o formato “paisagem” para imagens, ao invés de “retrato”

O google possui um limite maior para largura do que para altura nas imagens dos resultados de busca, ou seja, imagens com orientação paisagem vão aparecer maiores que imagens em formato retrato, chamando assim mais atenção e permitindo o uso de estratégias como utilizar textos nas imagens.

imagens-horizontal-gerar-mais-visitas-para-o-blog

5- Colocar textos nas imagens

Outra estratégia, seria utilizar textos ou “etiquetas” nas suas imagens para contar mais detalhes. Por exemplo, se você vai fazer um post de receita de bolo e a capa do post é uma imagem bem legal de um bolo (de preferência no formato paisagem), você pode escrever em alguma área livre da imagem “aprenda como fazer!”, assim, as pessoas que virem sua imagem, mesmo as que estavam apenas vendo imagens de bolos por passatempo, podem se interessar em clicar e ler seu post.

Você pode também, no caso de produtos, colocar um rodapé na imagem com o logo de sua empresa para se diferenciar das outras imagens ou escrever alguma característica especial do produto. Por exemplo, se você vende notebooks de determinado modelo e oferece o estojo como brinde, pode escrever na imagem “acompanha estojo”, assim, alguém que quer comprar o notebook da imagem e está pesquisando fotos do modelo no google, pode visualizar sua imagem e ser atraído pela sua oferta.

Veja alguns exemplos de textos usados de forma criativa nas imagens

Exemplo 1 – Se você procurar a palavra tênis Adidas no Google imagens, verá diversas imagens parecidas de tênis em fundos brancos. Neste caso, algum webmaster teve a ótima idéia de colocar textos na imagem do produto expondo que no site dele, eram oferecidas várias cores do produto em questão e frete grátis. Se o usuário que realizou a busca estiver interessado em comprar o produto, isso pode não só gerar a visita, mas também a venda.

texto nas imagens para gerar mais visitas marketing digital google

Exemplo 2 – Ao procurar as palavras “advanced digital painting photoshop”, em busca apenas de visualizar imagens bonitas, você vai se deparar com uma imagem, onde o autor colocou um texto sugerindo que aquela imagem está relacionada a um tutorial em vídeo explicando como ela foi criada. Isso com certeza vai gerar um interesse grande de visita na maioria dos usuários.

texto-nas-imagens-para-gerar-mais-visitas-marketing-digital-google-online-tutorial

Exemplo 3 – procurar por “camisetas diferentes”, apenas para ter idéias de qual camiseta comprar, o usuário pode se deparar com uma imagem como a do exemplo abaixo, onde os textos mostram os preços do produto. Se o usuário tiver gostado da camisa e o preço for bom, ele já pode acessar o site com intenção de compra.

tutorial-texto-nas-imagens-para-gerar-mais-visitas-marketing-digital-google-online-vendas

Estes são apenas alguns exemplos de como textos colocados nas imagens de forma criativa podem gerar visitas e até mesmo vendas para seu site. Outras formas de usar incluem:

  • Colocar seu nome na imagem se você é um artista para aumentar sua visibilidade
  • Usar  as palavras “Revendedora oficial” em imagens de produto para gerar credibilidade para os usuários que estão procurando fotos dos produtos que você vende
  • Inserir um texto “Passo 1″ na imagem pode fazer com que os usuários se sintam curiosos de visitar o site para saber quais os outros passos
  • Colocar o símbolo de “play” em cima da imagem para mostrar que ela está associada a um vídeo

6- Analisar seus resultados no Google Webmasters tools e Google analytics

Estas são duas ferramentas que se você ainda não possui no seu site, não perca tempo e instale (não é o objetivo deste post entrar nos detalhes de como instalar as duas, pois existem diversos tutoriais pelo Google afora ensinando como fazer).

Primeiramente, acesse o Webmasters tools, pois ele é mais específico para ver a performance do site em relação às buscas orgânicas do Google, tanto na busca de texto quanto na busca de imagens.

Neste caso, queremos saber como nossas imagens estão performando, então clique em tráfego de pesquisa > Consultas de pesquisa e lá dentro, clique em “Filtros” e, na janelinha que abrir, clique na caixa de seleção abaixo de “Pesquisar” e selecione a opção “Imagem”, depois clique em “Aplicar”.

como-gerar-mais-visitas-para-seu-site-blog-google-imagens-marketing-digital-tutorial-tutoriais

Após fazer isto, vai abrir um gráfico com os detalhes de palavras-chave para a busca de imagens do Google (vocês podem perceber que o meu site em específico, como eu não costumo utilizar mídias pagas, neste momento está trazendo quase 97% de visitas apenas com o google imagens). Lá o que mais interessa são os valores de “Impressões” e “Cliques”. Analise os dados para otimizar os resultados.

Se a imagem traz muitas impressões e poucos cliques, otimize a imagem, com textos, ou troque por uma foto melhor.

Se a imagem traz poucas impressões, otimize ou substitua as palavras-chave do atributo alt, pois assim ela pode se posicionar melhor nos resultados e trazer mais impressões.

como-gerar-mais-visitas-para-seu-site-blog-google-imagens-marketing-digital-tutorial-tutoriais-2

Vocês podem perceber, que no caso do meu site, no momento a maioria das visitas que recebo pelo google imagens vem de uma caricatura que fiz do jogador de futebol Neymar e também, logo abaixo de uma caricatura do ator ateus Solano (Felix de Amor a Vida, novela da rede Globo), o que é bem normal em sites que trabalham com artes gráficas em geral.

Confira agora os erros que você não pode cometer em sua estratégia de marketing com o Google Imagens.

7- Os 3 erros que fazem você perder visitas com o Google imagens

1) Não nomear seus arquivos – Como já expliquei anteriormente, o nome do arquivo tem extrema importância para que suas imagens apareçam bem nos resultados do Google, mas muita gente não liga pra isso e deixam as imagens com o nome do arquivo padrão da câmera, algo como “DSC_13245.jpg”, isso poupa tempo, mas ao custo do precioso tráfego para seu site

2) Usar imagens de baixa qualidade – Imagens de boa resolução são fundamentais para o interesse de clique do seu usuário. Pouquíssimas pessoas clicam em imagens “pixeladas” ou desfocadas, então, se você for utilizar imagens em seu site, procure sempre as de boa qualidade e nitidez

3) Nomear a imagem com nomes irrelevantes – Não adianta você nomear sua imagem com um termo técnico relativo a sua área de atuação que só você conhece se seu alvo são usuários leigos. Tampouco adianta nomear uma imagem de uma máquina fotográfica de modelo “x” que você vende com o nome “maquina.jpg”. Sempre pense em palavras relevantes para cada imagem em específico que gerem algum tipo de interesse nos usuários.

Então, só para relembrar:

  1. Defina o que seu público procura no Google imagens para poder criar uma estratégia relevante e receber vistas qualificadas
  2. Nomeie seus arquivo de imgem corretamente e nunca esqueça de preencher o texto alternativo com as palavras-chaves que você escolheu
  3. Estude a concorrência para ter uma idéia melhor do tipo de imagens que você deve utilizar para obter mais cliques
  4. Se puder escolher, invista no formato paisagem ao invés de retrato, pois assim suas imagens aparecem maiores no Google Imagens
  5. Se o seu objetivo for vendas, ou que os usuários se interessem em ler posts no seu site, considere usar textos de forma criativa nas imagens para gerar interesse
  6. Sempre analise os resultados das suas campanhas no Google Webmasters Tools e Google Analytics para poder otimizar ao máximo os resultados e replicar o que deu certo
  7. Evite deixar suas imagens sem nome personalizado, não utilize imagens de baixa qualidade e muito menos nomes irrelevantes em seus arquivos.

Seguindo estes passos, as imagens do seu site começarão a gerar bastante tráfego, o que pode ser o pontapé inicial para um site com centenas de milhares de visitas mensais.

Gostou deste artigo?

Cadastre seu email abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.



Leave a Reply


*