A função do Design nos websites

By 19 de junho de 2012 Artigos, Marketing Digital No Comments

criação e desenvolvimento de sites

Você leu no nosso artigo anterior A importância de um website para empresas sobre a necessidade da criação de um site atualmente no mundo dos negócios. Neste, você vai ler sobre uma das partes mais importantes de um website, que, se dada a devida atenção, pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do mesmo: o Design
Após perceber a importância dos sites, o que passa pela cabeça da maioria das pessoas que pretende possuir um é o seguinte: “Se o importante é apenas ter um site, então vou fazer o mais barato possível, não importa com quem, e vou colocá-lo online, apenas para que a minha empresa esteja na internet”, ou em alguns casos, para os que entendem um pouco mais de informática, até mesmo tentar criar o seu próprio, de forma amadora através de algum site/programa que oferece estas funções para leigos em design/programação. Entretanto, o que eles falham em notar, é que os seus potenciais clientes associam exatamente aquilo que eles estão vendo na tela ao tamanho, reputação, qualidade e conceito da empresa que ele representa, ou seja, eles acham que ao olhar para o site, estarão vendo a própria empresa. Neste caso, a imagem que a mesma passa através de seu website chega a ser mais importante até mesmo do que o produto/informação/serviço divulgado por ele, pois a pessoa que está acessando e visualizando seu conteúdo, provavelmente irá consumir de quem passar maior credibilidade/qualidade através de seu site, sem que necessariamente a empresa escolhida seja a melhor opção. Ou seja, para fins de divulgação a empresa não pode apenas ser a melhor, ela também deve parecer a melhor.

 

É neste ponto que entram os profissionais capacitados a desenvolver peças gráficas de qualidade, sempre de forma a atender todas as necessidades específicas do cliente utilizando os conceitos e boas práticas do design: os designers (webdesigners, no caso específico de sites).

 

O trabalho do designer, ao contrário do que muitos pensam é extremamente difícil e cuidadoso, indo muito além de apenas sentar em frente a um computador e ficar tendo “idéias aleatórias”. A metodologia de um bom designer costuma seguir as seguintes etapas:

 

– Briefing: É um questionário com perguntas relevantes sobre as caractrísticas da empresa, bem como seus objetivos e necessidades. Este é um item indispensável pois serve para direcionar a criação do designer para atender as expectativas e necessidades do cliente. Contém perguntas relacionadas a história da empresa, objetivos, público alvo, referências de empresas de qualidade do ramo, conceito a ser passado e até mesmo ao tipo de imagem a ser transmitida, entre outras.No caso de sites, nesta etapa também são definidos de forma mais aprofundada as páginas, os sistemas (solicitados em orçamento) e as interações entre o site e o cliente, além das melhores formas de implementá-los.

 

– Criação: De posse do briefing, o designer agora pode começar a criar propostas de forma eficaz, pois todas serão desenvolvidas de acordo com o que foi definido na etapa anterior, aumentando em muito a probabilidade de se conseguir agradar o cliente logo nas primeiras propostas.

 

– Finalização e entrega: Após definida uma proposta a ser trabalhada, o designer realiza as modificações e finalizações solicitadas pelo cliente (se houver alguma) e entrega o trabalho, e, dependendo do serviço (como é o caso da criação de logos) os arquivos podem vir acompanhados de um manual descrevendo como e onde utilizar corretamente a identidade desenvolvida.

 

Concluímos então que não só é extremamente importante possuir um site atualmente no mundo dos negócios, como é necessária a contratação de profissionais de qualidade do ramo para criá-lo de forma eficaz.

 

Serviço: A DGato design é uma empresa especializada em criação de todo tipo de projeto gráfico, como sites, logos e “artes” para impressos, entre outros.

 

Conheça nossos planos para criação de sites, Clique Aqui

Leave a Reply


*